Nosso Tempo e Nossa Massinha de Modelar



8 de outubro de 2019






Tempo, tempo, tempo, tempo, sem dúvida o bem mais precioso da atualidade, sentar, parar, olhar olho no olho, escutar, conversar, ficar em silêncio se for preciso, brincar, fazer morada no outro, colocar reparo na vida e em tudo o que nos rodeia.
Me dei conta, a tempo, de que o tempo com os meus é o que de melhor posso dar a eles.
Um tempo em que de verdade estejamos juntos, em sintonia e conexão. Sem correria ou pressa e muito menos em busca de resultados, apensa JUNTOS.
Tempo também é escolha, nós temos condições de dominá-lo de alguma forma, na verdade nós que damos ritmo e rumo a ela, cada um do seu jeito e dentro das suas possibilidades, mas ainda assim escolhemos o que fazer com ele.

Uma vez me disseram que eu era uma "mãe pinterest" e "com tempo". Na época só entendi a parte do "com tempo", a pesar de saber que meu tempo não é privilégio, mas conquista diária. Só mais tarde soube que usavam essa expressão de "mãe pinterest" para nomear uma mãe que fazia trabalhos manuais com os filhos. Não sou uma mãe pinterest, sou mãe, sou mulher, sou artista, sou curiosa e amo fazer coisas manuais e caseirices, com os meus ou sozinha. Não quero essa carga que a tal "mãe pinterest" tem em fazer tudo perfeito, quero o prazer de fazer e criar com quem amo, sem compromisso com o acerto.

Então, fizemos mais uma vez nossa própria massa de modelar, sem pressa, sem acordo com a perfeição, mas com o desejo e a vontade de dar certo e nos divertirmos, e ainda mais: com a vontade de ficar pero da natureza e criar com seus elementos. Desta vez testamos uma massa que vai ao fogo e o resultado ficou muito bacana. Também usamos os pigmentos naturais com plantas, flores, pós... como já fizemos outras vezes.


      



                                         


Fizemos nossos corantes à base de plantas, vegetais cozidos, etc. Usamos a água tingida no lugar da água comum que vais na receita da massinha. O objetivo é manter o processo simples e sustentável. Ao invés de comprar os ingredientes os criamos.

RECEITA:

Ingredientes para os corantes naturais:
Duas xícaras de água para cada cor
ROSA: meia xícara de beterraba picada ou ralada
VERDE ESCURO: uma colher de spirulina
VERDE CLARO: um punhado de espinafre (depois de fervido, esmague ou macere bem antes de coar)
AMARELO: uma colher de sopa de açafrão em pó
AMARELO BEM CLARINHO: um punhado de flores de ipê amarelo
AZUL: uma xícara de repolho roxo
MARROM: café preto passado

E por aí a fora, pode-se criar uma gama enorme de cores conforme sua criatividade.

Preparo dos corantes:

Coloque a água numa panela e conforme a cor adicionar os ingredientes citados anteriormente. Deixe ferver um pouco e retire do fogo e deixe esfriar.
No caso da cor marrom use o café coado, se quiser vários tons de marrons (tons de pele) faça um café bem forte, outro com mais água e assim por diante. Se misturar a borra também fica uma massinha bem bonita cheia de pontinhos escuros.
Coe a água das fervuras reserve os corantes líquidos para a receita da massa de modelar.

Preparo da massinha:

Em uma panela misture uma xícara de farinha branca, meia xícara de sal branco, duas colheres de chá de creme de tártaro, uma colher de sopa de azeite e uma xícara do corante já feito (coloque aos poucos, pode precisar de menos ou de mais), misture bem até que os ingredientes estejam bem homogêneos. Coloque a panela no fogão em fogo médio e cozinhe a massa. Mexa sempre até que ela comece a se afastar das bordas da panela. Retire a panela do fogo e deixe a massa esfriar por alguns minutos; depois retire a massa da panela, coloque-a em uma bancada e amasse até obter uma textura lisa e uniforme, se quiser acrescente algumas gotas de óleo essencial, fica maravilhoso!

Agora divirta-se, invente, crie, faça o que quiser com elas, aproveite o tempo.

Para armazená-las guarde-as em potes hermeticamente fechados longe do calor, geralmente elas duram por volta de um mês.
























Temos tentado viver de uma forma mais lenta, longe de tantos compromissos e eventos, temos tentado achar nossa própria medida de tempo. Nem sempre a gente consegue, mas muitas vezes sim e tem sido muito bom.






Depois e durante a feitura da massinha tivemos companhia canina, eles participaram do processo, e a Cacau queria comer a mistura, principalmente a do café. 






Depois das feituras brincar, se rolar, pular, correr, viver...






Sempre me "alimentei" (corpo e espírito) da natureza, ela sempre foi meu melhor lugar no mundo, mas depois da chegada dos filhos isso se agigantou ainda mais.












Agradeço tanto por ter esse tempo, ou por fazer ele existir, porque o tempo tem disso também: a gente o faz, ou talvez a gente o escolha..








Feliz em escrever aqui, no meu tempo. Obrigada pela acolhida!



Rosane Castilhos


5 comentários:

  1. Que tempo agradável é estar aqui! Especialmente hoje, que o dia está tão cinzento e triste...
    Ver essas cores, os sorrisos, traz uma alegria!
    É tão primoroso teu cantinho-blog e também um tempo de dedicação para os teus, porque esses registros são como um livro a folhear, e futuramente eles adorarão estar por aqui!
    Beijo!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz ao te ver aqui contando, repartindo um pouco do teu tempo e as atividades que conseguem juntos executar! Isso é demais de bom! Adorei as fotos e a Cacau, um amor, imagino como ela estava presente,rs beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de post amiga! Você é uma mulher admirável! Vou fazer também e tentar seguir teus passos para organizar melhor meu tempo! 😍 😍 😍 Te amo ❤️ 🧡

    ResponderExcluir
  4. Que delicia te ver por aqui novamente, amei seu relato, esses momentos com os filhos, esse tempo que você mãe cria é para mim hoje que ela está crescida, as melhores recordações, portanto aproveite muito amiga, pois te faz bem e nos faz bem ler sobre suas crações e criaturas.
    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Tempo de modelar a vida, instrumentos à mesa ... tempo de ressignificar o tempo, tempo sempre foi escolha !!! Tempo de sentar aqui e te ouvir, beijo grande para todos !!!

    ResponderExcluir

Comente sobre:

OUTRAS POSTAGENS