Dona do Meu Tempo... é o que Tento





Numa tarde por aqui,  perfume que se espalhou pela casa me fez querer dividir tudo isso com vocês. Dia de de sol e frio fiz pão de centeio e geleia de damasco, imaginem o aroma dos damascos com laranja e canela fervendo no fogo, imaginem o cheiro bom de pão assando, e pra deixar a vida mais aromática ainda fiz um chá de laranja com canela em pau e cravos da índia... sentiram?

Primeiro fiz parte da massa do pão: 
150g de farinha de centeio
5g de fermento biológico fresco
150ml de água morna
Mistura tudo e deixa crescer por uns 40 minutos.





Depois acrescenta em torno de 150g a 200g de farinha branca, mais 5g do mesmo fermento,  1 colher de sopa generosa de melaço de cana de açúcar ou açúcar mascavo, 1 colher de chá generosa de sal, casca ralada de um laranja média bem lavada (ralar toda a casca da laranja até começar aparecer o branco). Mistura tudo, acrescenta água até ficar num ponto bom para sovar, ela não pode ficar muito dura, o ponto ideal é mole e desgrudando das mãos, se precisar acrescenta mais farinha. Deixa crescer por 1h e meia mais ou menos...







Enquanto isso fiz a geleia de damasco, fácil de fazer e perfuma a casa toda...
A delícia de fazer geleia em casa é que não colocamos conservantes químicos e nesse caso não coloquei açúcar, geleia sem açúcar tem um nome bem lindo: rapsódia... mas quem quiser coloca açúcar tá?! Fica deliciosa também.
Então vamos a rapsódia perfumada: 1 xícara de damascos secos cortados em pedaços pequenos, gostamos assim, mas quem preferir pode bater no liquidificador com um pouquinho de água, 3 xícaras de água, 1 xícara de suco de laranja com os gominhos, mas sem as sementes e uma rama de canela em pau. Os gominhos tem uma função importante: eles liberam uma certa "gelatina"e deixam a geleia mais consistente. Quem optar por colocar açúcar: 3 colheres de sopa generosas. Coloca tudo numa panela e cozinha por 40min, mexendo as vezes.










Tento seguir a vida fazendo do tempo um aliado e não um inimigo, Tarefa fácil? NADA!! Mas sigo a risca o que minha amiga Fernanda Reali me disse uma vez: "temos toda a eternidade para descansar". Enquanto o filho dormia, a geleia cozinhava, o pão crescia, vi toda aquela sobra de laranja que usei para o suco... Fiz um chá delicioso e aromático, ficou muito bom, um pouco amargo, eu amo assim, para não ficar amargo tire as cascas das laranjas, ou melhor, do que sobrou delas. 





Ó a lindeza disso... sente o perfume disso...
e são só: sobras de laranja, canela em pau, cravo da índia, açúcar mascavo ou mel, um pedacinho de gengibre, leva ao fogo para ferver uns 5 minutos. 






Tomei um chá e me reabasteci de energia e afeto com o mimo feito na xícara coisa da minha amiga Bela e o tapetinho charmoso foi carinho dado a mim pela doce Rosana Remor.




O filho acordou, e a geleia já estava pronta, enchi ele de beijos, lhe dei uns brinquedo e coloquei o pão na forma para crescer mais 1 hora, tirei a geleia da panela, esterilizei o vidro com água fervente, coloquei a geleia nele e... fomos ao parque, um pertinho de casa.






Quando voltamos o pão já estava enorme, imaginem só resistir a isso... teve dedinho colocado no pão sim senhor.







Filha na escola, marido trabalhando... pão para o forno, mãe entre lá fora e aqui dentro, mãe e filho a brincar, no meio disso: lavar a louça, secar, guardar com o Enzo por aqui dentro e lá fora com a cachorrada, entre botina e pantufa a vida segue.










Juro que eu queria dividir com vocês um pedaço desse pão, esse aroma... deixaria vocês darem uns beijos nos filhos também, mas por ora dividimos por aqui "pequenas/grandes" felicidades em imagens e palavras.




Não temos uma família perfeita, bem longe disso, temos muitas dúvidas, poucas certezas, como pessoa, mulher, mãe, esposa... tenho mais perguntas do que respostas, mas algumas coisas eu aprendi ao longo dessa vida: nossas escolhas nos revelam, nos definem, tenho escolhido uma vida simples, sem ser simplória, uma vida mais natural do que a que vejo estampada nas lojas, mercados e mundo a fora. Se estou certa? Não sei, mas me sinto feliz desse jeito.



Um beijo do tamanho do mundo pra vocês.
Grata total pelo carinho e respeito.



 




7 comentários:

  1. Hmmmmm...Babei por aqui! E como é bom preparar com carinho tudo isso,né? Adorei.Lindas fotos e Enzo bem interessado,rs bhs e lindo feriado! chica

    ResponderExcluir
  2. Nossa, senti o cheiro de casa aqui... amo isso! Mas para esses aromas, não tenho me dedicado - só para saboreá-los: os que minha mãe faz! Lindas imagens, tudooooo! Abs.

    ResponderExcluir
  3. QUE BUENA PINTA TIENE ESE PAN!!!!
    ULTIMAMENTE NO ME GUSTA NINGUN PAN DE COMPRA...NO SE QUE LE PONEN.
    SALUDITOS

    ResponderExcluir
  4. Bom dia minha amiga linda!
    Acho que você está certinha e mesmo, ainda, não sendo mãe, você é uma grande inspiração para mim!
    Quanto as receitas, pense numa pessoa salivando - hehehehe! Farei todas - é claro!
    Estou saindo agora para almoçar na casa da minha sogrinha, mas volto depois para ler o post anterior!
    Mil bjos de quem te ama.
    Léia

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Rosane,
    Com certeza foi um excelente dia,
    entre aromas, sabores e amores.Delícias.
    Babei com as imagens.
    bjão e um ótimo final de semana.

    Ps: Como o Enzo cresceu. Lindo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Rosane, acredita que nunca mais tinha vindo aqui??? Nem eu! Quando comecei a blogar, conheci muitos blogs que amei, salvei muitos e muitos e sempre que conseguia fazia uma visita... o tempo foi passando, fiquei sem blogar, voltei, sumi, voltei... e, hoje, relendo meus posts antigos, me deparei com um comentário seu e vim aqui ver como seu blog estava. Que delícia de lugar, eu consegui sentir o aroma da geleia e do chá de laranja com canela daqui... minha imaginação vai longe quando estou lendo e você descreveu tão bem esse seu dia gostoso que parecia que eu estava na casa ao lado sentindo os aromas exalarem da sua cozinha.
    Agora que te reencontrei, voltarei mais vezes.
    Uma linda semana.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. QUE RICO TIENE QUE ESTAR!!!
    SALUDITOS

    ResponderExcluir

Comente sobre:

OUTRAS POSTAGENS