Viva a Diferença


Pinterest




A maior virtude: respeitar as diferenças!
Se me fosse dada uma lâmpada mágica e pudesse fazer apenas um pedido para o mundo todo...
Este seria meu desejo: RESPEITO AS DIFERENÇAS.
Se soubéssemos fazer isso, que mundo melhor teríamos, respeitar as diferenças culturais, raciais, sexuais, religiosas ou mesmo as diferenças bem comuns que encontramos nos outros no nosso dia a dia.
Quando me refiro a "comuns", quero dizer as diferenças de gostos, opiniões, de ideias, as formas diferentes que cada um tem de encarar a vida.
Parece que temos receitas prontas para as adversidades ou para as tomadas de decisões da vida dos outros.
Nem nos damos por conta, mas temos regras bem estabelecidas de felicidade ou de uma vida ideal.
Ora pois, quem somos nós para fazer da vida uma receita única e com a bula cheia de informações, com o que devo ou não fazer, com instruções bem definidas e modos de usar as coisas instalados e imutáveis.
Desrespeito as diferenças não resulta só em guerras religiosas ou territoriais, resulta também falta de respeito e intolerância. Muitas vezes traduzidas em violência e vandalismo.
Olhar para o lado e respeitar o meu semelhante, a coisa mais linda e certa que temos a fazer!
Conheço uma pessoa com muitas tatuagens pelo corpo, uma pessoa incrível, com doutorado e tudo mais, uma bióloga de primeira qualidade. Pois é, ela sofre por suas escolhas, muitas pessoas, antes mesmo de conhecê-la,  já à julgam. Há poucos dias ela fez uma palestra e foi aplaudida de pé, mas no início, quando entrou no auditório com uma regata em que aparecia seu braço todo tatuado (com lindas borboletas), foi um "diz que me disse" daqueles. Mas bastou ela começar a falar, que se revelou ali uma mulher inteligente, culta e dona de uma alma iluminada.
É dessa diferença que falo, diferença de escolhas...
Tantos outros são desrespeitados e humilhados por seu cabelo, sua roupa, seu jeito de falar, sua idade, sua falta de idade, sua lentidão, sua rapidez, sua aparência e assim por diante.
O que realmente importa? A essência!!!
Se a alma é pura e boa, VIVA A DIFERENÇA!


Uma linda semana, cheia de diferenças e muito aprendizado!



Beijinho



15 comentários:

  1. Que legal! É bem isso! O que vale e importa é a essência!!!

    beijos,linda semana,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Querida,muito boa a sua reflexão!!Viva a diferença!!Ah,se todos fossem iguais a você!!Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda...
    Que texto é esse????
    Viva a diferença sempre, o que vale é o que realmente somos.
    E você é DE+!
    Alma pura e boa? É o que queremos!
    Ro, parabéns pelo tema, pelas palavras. Já disse mas vou repetir: você escreve como poucos e para muitos.
    Esta música é linda.
    Tudo lindo!
    Beijoca

    ResponderExcluir
  4. 1- Sabe, Ro, eu assisti uma vez um programa que era troca de famílias. Um dos casais era bem estranho. Todos super tatuados, quase que o corpo todo, cheios de piercing pelo corpo e roupas pretas com correntes. Comecei a assistir e fui me surpreendendo. O marido, que era muito alto, grandão e um pouquinho gordinho, foi se mostrando um ser humano extremamente gentil, amável, carinhoso e muito humano. Naquele dia aprendi um pouco mais na vida. Não devemos mesmo julgar, jamais, pelas apar^ncias. Por trás delas, muitas vezes, existem seres humanos incríveis. Lindo texto, mostrando mais uma vez a pureza e beleza da sua alma...

    2- Ro, voce viu que o blog "A prophecy for a fantasy" não está mais no ar? voce sabe o que aconteceu? É um blog tão lindo e hoje fui visitá-lo e descobri isto...se souber, me avise...

    3- Quando te conheci, uma das coisas que me encantou demais foi a sua arte. Cheguei a te pedir para mostrar no meu blog. Queria muito fazer isso agora. Me responda se tudo bem e vou começar a preparar o post. Outra coisa, queria que voce também preparasse um post para o meu blog. Qualquer matéria ou assunto, o que vc quiser escrever.
    Não tem prazo. Quando voce fizer, me avisa e me envia e aí preparo para postar no meu blog. Voce topa?
    Já participei assim em alguns blogs e é uma experiência muito legal, trocar, dividir, compartilhar, já que pensamos e vemos a vida de maneira parecida.
    Me escreva respondendo.

    Um beijo com muito carinho e espero que vc tope tudinho...(risos)
    Liz

    ResponderExcluir
  5. Sabias reflexões.
    Também acredito que o mundo seria muito melhor e mais justo se houvesse o respeito mútuo!
    Muito legal!
    Bjão e uma semana iluminada por aí!

    ResponderExcluir
  6. Que post perfeito, Rosane.
    É pelas diferenças que luto desde antes de me formar e será por elas que tentarei fazer minha parte para uma sociedade melhor, considerando cada indivíduo como cidadão de direitos(falei como no curso agora kkk).
    Fiquei apaixonada pelas lindas imagens. Você viu que lindo o meu Down? Sou louca por aquela imagem também.
    Tenha uma linda semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Rô
    Com toda certeza o mundo poderia ser bem melhor, se houvesse este respeito.
    Mas, infelizmente, o ser humano é imperfeito, cheio de falhas, erros, preconceitos, então, é impossível que estas diferenças sejam respeitadas.
    Belíssimo texto.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Respeitar diferenças!!Sábias palavras!!
    Peço a Deus para me ajudar todos os dias porque não é fácil!
    Super beijo!!!

    ResponderExcluir
  9. Minha querida!
    Seu texto é ótimo e oportuno!
    Já pensou como seria o mundo se todos fossem iguais. Ser diferente é que faz a diferença e o importante é a essência.
    Abraços e um lindo feriado!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rô,
    Que lindo texto e que nos faz refletir.
    Adorei o finalzinho, o que vale é a essencia.A gente as vezes é movido pela primeira imprensão.Mas ai vc conhece e essa primeira imprensão fica pra tras.Pois acaba descobrindo que aquela pessoa é totalmente diferente do que imaginara.É legal a gente aprender a aceita essa diferenças.Bjos

    ResponderExcluir
  11. Ro, sempre imagens lindas e inspiradoras por aqui.
    Um lindo dia pra você.
    Bjs
    Patricia
    www.patpins.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que lindo Rosane querida! Como sempre nos surpreendendo com tanta ddelicadeza e amor!!!
    Muita saudade amiga, ando um pouco sumidinha mas em breve estarei de volta...

    Bjss querida e um maravilhoso feriado!

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rosane!
    Bela postagem e que serve para que todos nós pensemos sempre sob este aspecto, pois as diferenças são muitas, mas o coração pode ser igual em amor e carinho.
    beijos, muitos, cariocas

    ResponderExcluir
  14. Viva a diferença e valorizemos a essência!
    Bjim com muito karim
    Vc é muito especial.
    Léia

    ResponderExcluir
  15. Rosane,
    Trabalho há anos com crianças com Síndrome de Down e principalmente pela inclusão delas na escola regular. Assim, você pode imaginar o quanto acredito no respeito à diversidade. Falo sempre disso no ArteAmiga, pois percebi com o passar do tempo, que o que é tão óbvio para mim, não é assim tão claro para outros. Blogs também têm essa função: plantar sementes de ideias que alguém, algum dia, vai colher.
    Bom fim de semana,

    ResponderExcluir

Comente sobre:

OUTRAS POSTAGENS