A Origem Das Coisas # A SEMANA





Sei que as postagens que cabem na postagem da Semana da Fernanda Reali, falam de fatos acontecidos durante a mesma. O tema que quero abordar tem me "afetado" há tempos, e esta semana ainda mais, então posso dizer que ele foi sim um acontecimento marcante.
Tenho me perguntado muito sobre a origens das coisas, ou seja, de onde vem tanto ódio, tanto preconceito. De onde vem essa incontinência verbal? Deliberadamente se acusam as pessoas por sua raça, credo, opção sexual, opção política...

Me questiono onde foi que se aprendeu a ser assim, em que parte da vida isso se deu. 
Então volto ao assunto EDUCAÇÃO, principalmente aquela dada em casa, recebida de quem nos cria. E não falo somente da cognitiva ou cultural, me refiro e quero mergulhar na EDUCAÇÃO AFETIVA, naquela em que ensinamos nossos filhos a ter respeito e empatia pelo outro, independente de suas escolhas e de sua origem.
O mundo está cheio de crianças que sabem falar mais de uma língua, entendem de informática, cultura, arte e talvez até de economia, sabem escolher o que querem feito adultos decididos e cheio de verdades, mas não sabem, ou não foram ensinadas a cumprimentar o porteiro, ou não são capazes de olhar para o lado e enxergar que há muito mais "coisas" na vida do que elas mesmas. Sim acredito que é de pequenino que se mostra as mazelas e as alegria que existem nesse mundo, repito o que já falei em outro post: se não as conhecerem, como poderão transformá-las? Costumo dizer: nem melhor, nem pior, apenas tento educar meus filhos para que tenham olhos atentos e tenham a capacidade de se colocar nos lugar do outro. Chocar-se com o que estamos vendo não basta, é preciso voltar-se para dentro, furungar nossos conceitos e crenças, mexer naquela caixa com ranços e mofos, deixá-la arejar......... Só uma lufada de ar poderá nos tirar do abafamento em que estamos vivendo.
Costumamos contar os acontecimentos do mundo aos filhos, de forma lúdica e geralmente mais doce do que geralmente são, mostramos principalmente os bons exemplos, acreditamos que ali se aprende mais do que em qualquer outro canto, mas os fatos tristes precisam ser conhecidos, eles trazem aprendizado, principalmente do que não seguir como modelo. Nem tudo é azedume, temos tantas coisas boas acontecendo também, que elas se multipliquem se espalhem, crie ramificações por todos os terrenos, até aqueles que parecem inférteis a ela!
O que tenho pra lhes contar é isso: nossa semana tem sido assim................ de aprendizado.
Fizemos um monte de outras coisas, mas preferi lembrar da semana desse jeito: falando da origem das coisas, onde tudo nasce, tudo vem, tudo cresce, se fortalece ou acaba.





Eu não tenho a triste pretensão de ter resposta pra tudo, sou uma pessoa e mãe cheia de questionamentos e erro muito também. Meu filhos irão para o mundo, sei bem disso, espero, torço muito para que eles sejam elementos de transformação positiva, afetiva e emocional nesse mundo de meu Deus!






Grata pela escuta!




5 comentários:

  1. Tua semana em fotos foi linda e quem não tem questionamentos? Só quem não se preocupa em acertar com os filhos,não? Um beijo especial pra eles no dia amanhã e um grandão pra ti! chica

    ResponderExcluir
  2. Me orgulho muito de ti. Te amo e cada vez que leio os teus textos esse amor se renova. Estamos tentando educar nossos filhos pra felicidade, não é fácil, mas é necessário. Eu aprendo muito contigo e espero ser um pouquinho do que tu és quando eu crescer.

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de assinar o comentário anterior: Vinício, o marido.

    ResponderExcluir
  4. Amiga, eduque seus filhos pelo amor e eles serão pessoas de amor, em qualquer lugar que irão, farão a diferença, com um olhar ,um sorriso, uma palavra de carinho, de alento.Eduquei meus filhos assim e hoje só me dão orgulho. Entendo suas angústias, pois sou professora e me deparo com crianças bem mal educadas, que não sabem ser gratas e cheias de mal hábitos...tenho um aluno que fala muitos palavrões e quando fui falar com a mãe dele, ela mostrou-se indignada e perguntou "com quem será que ele aprende, deve ser aqui na escola, pois em casa, ninguém fala palavrão"... o filho dela, meu aluno, que ouvia tudo disparou..."eu aprendo em casa sim, contigo e com o pai,vcs falam muitos palavrões, a toda hora, outro dia meu pai foi daqui da escola até em casa só dizendo palavrões"... a mãe, envergonhada disse "faça o que eu digo, não faça o que eu faço"...Fiquei arrasada, nem sabia o que dizer, disse-lhe que a criança aprende com os exemplos,e que, infelizmente, diante desse fato, era o que ele estava fazendo....repetindo o que ouvia...A mãe ficou nervosa, sem graça, mudou de assunto, ameaçou o filho com mil promessas de castigo...deu vontade de deixar ela e o marido de castigo...Siga educando com bons exemplos. Acredito nisso.Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amada!
    Também estou numa semana de muitos questionamentos!
    Falando com uma amiga que adoro, eu disse a ela de um amigo em comum que está com uma africana e essa amiga fez uma cara de nojo e chegou a virar o rosto para o lado fazendo uma careta!
    Outro dia, conversando com um parente do meu marido e uma amiga sobre adoção, as duas disseram que era melhor uma criança africana morrer de fome do que ser adotada por um casal gay!
    Nem preciso dizer como ficaram os meus sentimentos em relação a essas pessoas e as brigas que comprei, né?! Lamentável!
    O preconceito e a maldade está escondido em pessoas que nunca imaginamos.
    Te desejo uma linda semana.
    Mil bjos
    Léia

    ResponderExcluir

Comente sobre:

OUTRAS POSTAGENS