Cozinha, lugar sagrado - Receitas



4 de outubro de 2019




Oi gente, estou tão feliz em ter voltado para o blog que as postagens estão aflorando com fluidez, sem dias marcados ou datas específicas, elas têm nascido naturalmente.







As vezes passo um turno inteiro  na cozinha, e o melhor de tudo: com muito prazer! Ora com os filhos e o marido, ora sozinha, gosto das duas formas, depende o dia.

Cozinha é lugar sagrado aqui em casa, todo mundo mora nela longas horas. Eu amo cozinhar, cresci no meio de receitas e fazeres da minha mãe (a melhor cozinheira do mundo). Acho que só a arte vem antes do cozinhar entre as coisas que amo fazer como ofício-amor. 
Faço de tudo: almoço, lanche, bolo... e tem dias que faço coisas mais especiais ou mais "demoradas", organizo os grão e os cereais, esterilizo os vidros para as conservas, higienizo as tábuas de corte (outro dia conto como). 
Se o turno fora a tarde, passo um café para mim e para o Enzo. Ele entra e saia da cozinha, me ajuda, sai de novo, brinca lá fora, corre e chama: manheeee, e lá vou eu, entre filho e cozinha. Corro com ele e com a cachorrada-amor, volto, faço mais alguma coisa, depois ele chama de novo, eu beijo, acolho, dou bronca. E assim a tarde que escolhemos cozinhar acontece. 
O dia passa, sem perfeição e facilidades, tudo são conquistas, sem grandes eventos.

Ontem o frio voltou em pleno outubro, depois veio a chuva e tivemos que nos recolher, nossas tardes dentro de casa passam mais lentas, estudamos, brincamos, assistimos um filme e quase sempre vamos para a cozinha, isso acontece nas manhãs também, daí temos a presença da filha, que ama fazer parte dessas coisas. 

Nas tardes durante a semana, geralmente, passamos só eu e o filho, depois a Raquel chega e os dois se põe a brincar, surgem conflitos, mas a paz e o amor quase sempre prevalecem. Depois o marido-pai chega e assume a limpeza das feituras na cozinha, ainda bem, porque se não for desse jeito não conseguimos fazer tudo o que gostamos de fazer.

Hoje quero contar das nossas feituras com essa fruta incrível: o coco.
Fazemos leite de coco, coco ralado e farinha de coco, tudo em um só processo, e ainda dá para fazer a gordura. Essas receitas mudam a vida da gente, acreditem! Saudável, sem açúcar ou conservantes, e muito mais em conta do que se pagaria num mercado.

Eu amo coco, além de ser um  super alimento é saudável. 
O coco é muito rico em duas gorduras: o ácido láurico e o monolauril. Essas gorduras são de rápida digestão, ao contrário de outras, não ficam depositadas nas células, e servem de combustível para o nosso organismo gerando energia.
Com a gordura ou o óleo de coco, fazemos cremes, xampu em barra e sabão, entre outras coisinhas, mais uma promessa: outro dia conto como. 

Bom chega de história e vamos as receitas.

Leite de coco: quebrar um coco seco (cada um tem seu método), tirar toda a polpa, deixar os pedaços de molho em água morna por cinco minutos (700 ml de água se o coco for de tamanho grande e 500 ml se o coco for de tamanho médio para pequeno), depois liquidificar por uns 3 minutos o coco com a água do molho. Coar todo o líquido, eu prefiro fazer isso num saco de algodão cru, mas pode ser feito em um coador. Depois de bem escorrido, guarde o líquido em garrafas e pode armazenar na geladeira de quatro a cinco dias, dá pra consumir como um leite delicioso e sem lactose ou em receitas que você queira. Pode ser congelado se desejar, nunca congelei, mas sei que pode.








    A polpa que sobra pode ser usada em inúmeras receitas, assim como o coco ralado que se compra no supermercado, só que com a vantagem de ser fresco, natural, sem adição de nenhum outro ingrediente químico ou manipulado, é alimento vivo!
    Já fiz biscoitos, recheios de bolo, docinhos, farofa, bolo e iogurte com essa polpa (outro dia mostro aqui).






    Dá pra fazer a  farinha de coco e  usar em tudo: bolos, pães, doces, biscoitos, panquecas, comer com frutas, com iogurte e tudo o que você puder imaginar. Super simples gente, é só colocar essa polpa numa frigideira ou panela grande e mexer por uns vinte minutos, deixar esfriar e armazenar, ela dura uns três meses fora da geladeira. Eu gosto de usá-la grossa, mas se preferir depois de cozinhá-la pode passar tudo num processador e ela ficará mais fina ou com a textura que quiser. 
    A minha ficou assim, nessa foto coloquei-a dentro da casca do coco e servi na mesa com iogurte, achei que ficou linda.







    E tem mais, as cascas depois podem virar brinquedos e instrumentos musicais!!

    Ó só que maravilha, com um coco que em média custa quatro a cinco reais a gente fez tudo isso.
    A farinha de coco no mercado é bem cara e não podemos jurar sem cruzar os dedos que ela realmente seja pura, já a que fazemos em casa temos certeza de sua pureza e mais que isso, ela carrega a etiqueta de: EU, VOCÊ, NÓS FIZEMOS. 

    Por aqui usamos verduras, frutas, legumes, grãos e outros produtos orgânicos, mas isso não é regra e nem obrigação de ninguém. Consumir orgânicos é super bacana, mas dá para priorizar de maneira sábia o que realmente vale a pena ser consumido na rede dos orgânicos, nãos poderíamos "elitizar" a alimentação, os orgânicos são sem dúvida a melhor ótima opção, mas infelizmente ainda é mais caro,  nem tudo pode ser orgânico para a maioria da população devido ao seu valor. Por aqui fazemos a lei da compensação, compramos orgânicos, por outro lado não gastamos em um monte de outras coisas que achamos supérfluo, mas é uma escolha nossa e não cabe  exigir que todos pensem como a gente!

    No mais a vida segue e tem muitos caminhos para se encontrar uma alimentação saudável, afetiva e feliz. 



    Abraço meu com uma felicidade gigante de estar de volta a esse lugar.



    Rosane Castilhos

    4 comentários:

    1. Adoro te ler e o que se vê é uma casa normal,com to d o s os momentos de família.
      Ora risos,ora choros,ora cozinha,ora come...
      E assim passam os dias!
      Adorei o pote de Coco...Tri! Bjs,ótimo fds! Chica

      ResponderExcluir
    2. Oieeee! Que delicia tudo isso! Deu uma saudadinha do blog! Acho incrível sua capacidade de feituras. Adorei a receita! Coco vai bem com tudo! Seja feliz, assim é! Bjo grande 😘

      ResponderExcluir
    3. A cozinha é o melhor da casa, mesmooo!!

      ResponderExcluir
    4. Adorei! Sou vegetariana e minha filha me superou é vegana, os momentos de fazer coisas juntas dá um sabor muito mais gostos a tudo. por mim a casa deveria ser uma cozinha enorme quartos e banheiro, desde a minha infância não sei para que serve a sala, sempre nos reunimos na cozinha.

      Abraços

      ResponderExcluir

    Comente sobre:

    OUTRAS POSTAGENS