Pão Com Gorgonzola e Nozes


Foi lá no Cucchiaio Pieno, blog da minha doce e querida amiga Léia que encontrei esta receita, fiquei com água na boca.  Por aqui, está um tempo "daqueles", chuvinha, friozinho... Pensei, porque não um pãozinho para o café da tarde?!  Só em pensar naquele cheirinho de pão assando no forno já voltei a infância e quis logo sentir este prazer.
Esta não é a primeira receita que faço do blog da Léia, já fiz algumas e todas deram muito certo, marido e família aprovaram.
Sou apaixonada por PÃO, ta aí uma coisa que não falta na minha mesa, sabe quando a gente faz bife e sobra aquele molhinho? Como vai bem um pãozinho nessa hora, A-DO-RO! Pão com café, pão com sopinha, pão com manteiga, com mel, pão com pão. Tudo fica bom, e se for quentinho, hummmmmmm!!
Pois bem, estes de gorgonzola e nozes comi quentinho e ainda abusei: passei uma "manteiguinha", mas isso fica só entre nós, tá?! 
Como sou intolerante a lactose, substituí o leite integral por leite sem lactose, porém comi a gorgonzola e a "manteiguinha", as vezes eu como alguma coisa ou outra que vai leite, como resistir? Fiz apenas com farinha integral, por isso coloquei um pouco mais de fermento.
Espero que gostem! Eu adorei e espero que o marido também goste, será o prato principal da nossa janta, acompanhados por uma sopinha!



Olhem que lindos eles ficaram. E deliciosos!
Detalhe para o lindo guardanapo: foi a Léia que me mandou de presente.
Obrigada querida!!







PÃO COM GORGONZOLA E NOZES


Ingredientes (para 12 pãezinhos):

350 gr de farinha para pão
350 gr de farinha de trigo integral
7 gr de fermento seco biológico
1 colher (chá) de sal
200 ml de leite integral morno
250 ml de água morna
180 gr de queijo gorgonzola, cortado em cubos
90 gr de nozes picadas em pedaços
Azeite de oliva extra virgem


Modo de preparo:

Em um recipiente coloque as farinhas, o fermento e o sal. Despeje o leite e a água e misture com uma colher de pau, se necessário adicione um pouco de farinha até obter uma massa elástica que não grude nas mãos. Amasse vigorosamente com as mãos em uma superfície de trabalho por uns dez minutos. Adicione as nozes e queijo gorgonzola e amasse até que o gorgonzola misture ao composto. Coloque a massa em um recipiente (de preferência de vidro ou metal) levemente untado com azeite , cubra-o com filme plástico e deixe crescer por uma hora em um lugar escuro, quente e longe de correntes de ar.
Pegue a massa que cresceu e misture novamente por alguns minutos em uma superfície levemente enfarinhada. Divida a massa em 12 bolas e coloque-as em uma assadeira untada, com o cuidado de deixar um bom espaço entre elas, pois crescerão ainda mais. Cubra e deixe crescer por mais 45 minutos.
Pré aqueça o forno a 220 °C. Coza os pãezinhos na parte central do forno por 20 minutos, até ficarem dourados. Eles estarão cozidos, quando um palito sair seco dos pãezinhos. Retire-os da assadeira e deixe-os esfriar um pouco antes de servir.



Um beijo enorme com fermento de afeto e cheirinho de pão no forno!!


Um beijo bem especial para a Léia, minha amiga querida!