Livros, Leitura e Conversa de Passarinho!

    
   Os livros infantis sempre fizeram parte da mim, mas foi na "adultez" que eles se puseram mais efetivos em minha vida, quando criança, eu e meus irmãos não tivemos muito acesso a literatura infantil, na verdade lembro pouco do que me foi contado de histórias quando pequena, não era um primado em nossa casa o convívio com os livros, talvez meus pais, naquela época (há mais de trinta anos) desconhecessem o valor de se ter eles como parceiros no ato de educar. 
    Então, quando os conheci mais de pertinho, eles se entranharam em mim e nunca mais saíram, leio muito mais literatura infantil do que "literatura adulta". Tê-los virou costume, em alguns casos obsessão. Pois bem exploro esses livros com todos os meus sentidos: abraço, beijo, cheiro, olho, olho, olho outra vez, escuto suas falas, sinto até seu gosto, aquele mais doce que só o livro infantil tem, leio, releio, devaneio... Desse jeito que se edifica em mim o ato de escrever, de também contar histórias e o desejo mais profundo de ilustrar, o meu APEGO a essa literatura, foi o precursor da minha criação nesse universo infantil!
   Penso que as crianças deveriam ser "proibidas" de viver sem livros, o contato com eles deveriam acontecer desde pequenino, lá no ventre da mãe. Toda a mãe deveria contar histórias para seus filhos, antes mesmo deles estarem nesse mundo, dessa forma quando despertassem pra vida, já teriam a imaginação aflorada..."floreada".




    O Enzo mexe e remexe nos meus livros de arte, sob o meu olhar atento, para que não os machuque demasiadamente, deixo acontecer, é nesse contado intimo que se experimenta o ato de APRECIAR e tudo o que ele significa: olhar, contemplar,  avaliar, cogitar, criticar, examinar,  mensurar, admirar, ponderar, fitar, considerar, estimar, prezar, respeitar e mais um monte de AR. Sei bem que um pequeno ainda não tem  todas essas habilidades, mas sei também que de alguma forma elas se darão genuinamente em uma criança que tem esse contato com os livros!













    Tenho muito cuidado ao escolher os livros que farão parte 
da vida de meus filhos, assim como fiz com meus sobrinhos. 
Há um vasto elenco de livros e que em nada acrescentam. 
As crianças acreditam muito no que lêem 
e no que lhes é contado, uma vez dito, historiado e
 ilustrado, fará morada em sua mente, talvez pra sempre.







Meu menino contempla as imagens, quanto mais cores e detalhes,
 mais ele reage verbalmente com seus ahhhhh, éhhhhh, tetete,
 titititi, tatata, etc e tal! E nos mira com um olhar encantado, 
como se nos contasse algo revelador. 
E nós? Claro que nos fazemos de entendidos!!




















Acredito numa coisa: LIVRO SÓ DEVE IR PARA ESTANTE PARA DORMIR!! 
Livro deve ser sentido, usado, claro que com cuidado e apreço, 
mas mesmo assim USADO!







Minha passarinha, adora os livros, mesmo sem ainda saber ler, 
já conta e inveta histórias, mas o que ela mais ama é ouví-las.
Gosto de ficar a observando quando senta, deita e rola
 com seus livros, seus olhos mudam, seu gestual fica carregado de 
expressões novas e seu vocabulário enriquece animadamente!































Nada é mais poderoso que uma boa história, ela entra na gente
 feito minhoca na terra, que vai fazendo os furinhos para terra respirar.
 Uma boa história, tem o poder de irrigar nossa imaginação, 
e dessa terrinha fértil  pode nascer o MUNDO!!













Admiro demais André Neves, seus escritos e suas ilustrações 
são algo lindo de se ver, ler e sentir!
Ele andou por aqui e foi na escola da Raquel, quase morri de felicidade,
 lhe enviei um bilhete, sem nenhuma pretensão, onde minha filha o desenhou.
E não é que ele respondeu e ainda a desenhou, sim minha pequena ao seu lado de mãos dadas! Quando recebi? Um riso largo se deu em mim!!







Alguns dos meus livros infantis, não empresto, não dou, não vendo, 
não NADA... Sou demasiadamente apegada a eles, mas isso já é 
uma outra história!! Que prometo contar outro dia!











Tenho feito anotações e textos diários com tudo o que fazemos e passamos juntos, além de MUITAS fotos, amo fotografia. Desde que eles vieram tenho filmado e fotografado quase que todos os dias, eles terão suas vidas registradas com um olhar de muito amor. A partir de hoje mostrarei uma série intitulada CONVERSA DE PASSARINHO! Nela filmo algumas conversas dos filhotes (os quais eu chamo carinhosamente de passarinhos). 
Vou postando vez ou outra por aqui!! 




Minha passarinha, contando história!!





Então vamos combinar uma coisa: terça-feira pretendo
 participar da blogagem  coletiva da Dani Moreno
e no final de semano revelo o sorteio: premiação, 
premiado, e claro a ilustracão da Lu.


Beijo enorme! 
E vão se embora com um pouquinho de mim!







13 comentários:

  1. Ah, que mãe magnífica!Amo os livros,desde pequena,meu pai tem 84 anos e é um leitor assíduo.Sempre foi.Da janela do meu quarto o vejo sentado numa cadeira lendo, todo santo dia!!Tem muitos livros, todos que vai ganhando dos filhos e netos.Adora ler bibliografias e fala e escreve maravilhosamente bem.Da´veio o meu gosto o meu amor.Sempre li para meus filhos,mas o Lucas não gosta de ler...uma pena!Já a Clarissa, sempre amu.Desde pequena reunia as bonecas para contar hist´rias que inventava, folheava o livro e com 2,3 aninhos "lia"sem saber ler!Assim , sua pequena está fazendo e será uma leitora de ouro, como eu digo para meus alunos, que amam ler!!Vamos a biblioteca da nossa escola, que é dentro da universidade, toda semana, temos horário marcado e todos leem e alugam livros.Atualmente se apaixonaram por livros grandes, com muitas páginas, acho que estão me imitando, pois são os meus preferidos e lá, junto com eles, vou dando o exemplo! Parabéns amiga preciosa.Seus "passarinhos" serão leitores de ouro!!Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ah, Rosane! Que post encantador para uma professora e mãe como eu! Quem me dera todas as mamães fossem assim... amantes dos livros! Aqui em casa a minha Aninha é leitora assídua da biblioteca da escola onde ela estuda e onde eu trabalho! Eu amo isso!!! Que bom que vc já está envolvendo seus "passarinhos" no mundo da leitura! Fico feliz e orgulhosa de vc! Parabéns!!!!!!!!

    bjuuuusssss

    ResponderExcluir
  3. Fico aqui aplaudindo o teu jeito de ser mãe e a sorte desas crianças em te ter!

    Lindos os dois e as fotos, cada uma requerendo olhar detalhado. ADOREI e tens razão.

    Os livros devem fazer parte do mundinho deles desde pequenos! beijos,vou esperar as conversas de passarinhos que pela amostra, será linda! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Fizemos sempre assim. Temos livros de estante (estudo do marido), livros de usar (literatura), livros para todos. Meus filhos têm suas própria biblioteca desde que nasceram e sabem aproveitá-la. Me orgulho disso.

    Eu vi teu post como se estivesse vendo os meus pequenos. Chamei Guga para se ver aqui também, pois ele fazia igualzinho!!!!

    Roubei a foto e o link para cá https://www.facebook.com/photo.php?fbid=589080024486686&set=a.388996271161730.88111.191292770932082&type=1

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Own que lindos, que belas imagens Rosane ;)
    Também tenho paixão por livros, assim como vc meus pais nunca me entusiasmaram, aprendi sozinha a gostar de ler.
    Meu filho mais velho já esta com 7 anos e já lê bem, comprei o pequeno príncipe pra ele dias atrás, ele amou, foi o primeiro livro dele, além dos infantis e de contos de fadas, ele leu em uma semana, fiquei encantada com isso, rs!
    Parabéns pela iniciativa de passar esse gosto para os seus filhos, tenho certeza que eles ainda vão ler muito ;)
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rô!
    É uma delícia vir aqui... fico namorando seus filhotes pelas lindas fotos...
    Hoje em especial com essa literatura, ensino e cultura... pra vida!
    Eu amo passarinhos e sua escolha para chamá-los assim foi muito feliz.
    Um bejim grande e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Rosane!
    Seus filhos são lindos!
    Postagem maravilhosa... todas as mães precisam lê-la, pois os livros
    São muito importantes no desenvolvimento da criança.
    Sou apaixonada por eles (livros e crianças)!
    Abraços! Um lindo final de semana abençoada pra ti e os seus.

    ResponderExcluir
  8. Rosane, tu não imagina a paz e alegria de estar neste cantinho apreciando, aprendendo, ééé aprendendo sempre... fantástico como seus filhos mostram carinho e interesse nos livros... com certeza o incentivo que recebem desde agora,trará recompensas maravilhosa em suas vidas e para seus pais tão queridos!!!Ansiosa pelos passarinhos hehehe Beijos nessa famíla linda e abençoada.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rô,
    Vc sempre traz a doçura em cada post seu e nos faz relembrar, refletir...Sabe que o primeiro presente que minha mãe me deu foi um livro , eu tinha cerca de 7 anos.Ela comprou com muito custo.Mas foi atraves desse ato que acabei me apaixonando por livros.Meus pais não tinham condições de compra livros, então o unico contato que tinha com os livros eram em bibliotecas escolares.Nossa adorava passar a hora do recreio lá folheando diversos livros.Eu disse que vc faz a gente relembrar...Boas lembranças...Vc faz bem em dá essa oportunidade a seus filhos, leitura aguça muito a imaginação.Um meio de viajar por diversos lugares, conhecer novos personagens.Ainda mais literatura infantil, mundos ludicos...Bjos

    ResponderExcluir
  10. Rosane, pode ter certeza que o fato de você incentivar seus filhos a leitura renderá bons frutos. Vejo os frutos na minha adolescente que por vezes me deixa louca querendo comprar um livro NOVO, nisso ela é chata, gosta de sentir o cheiro do livro novinho, gosta de comprar na livraria que coloca capinha nos livros.
    Sabe, depois de tanto ver seus filhos, me deu vontade de ter uma criança aqui perto de mim...
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Rosane, minha querida, olá!
    Que prazer poder partilhar destes momentos com vc e sua linda família!
    Seus filhos são adoráveis... Que encanto sua passarinha lendo... :-)
    Antigamente a leitura realmente não era mto valorizada msm, infelizmente... Veja vc, sempre fui apaixonada pela leitura e pela escrita, desde mto pequena. E era capaz de passar horas envolvida com os livros. Livros, esses, que costumava emprestar da biblioteca municipal da minha cidade, pq meus pais achavam desnecessário comprá-los. Lamentável.
    Qdo me descobri grávida, comprei o 1º livro do meu filho: A Bíblia Infantil Ilustrada. Depois disso, vieram mtos outros (comprados ou recebidos como presente).
    O Gabriel tem 1 aninho e 11 meses e me acompanha na leitura desde que completou seu 1º aniversário.
    A Bíblia, por exemplo, leio uma passagem e ele a completa, do jeitinho dele.
    À propósito, inspirada em vc, qquer dia desses postarei ele lendo. :-)
    Minha querida, e pq ler é um prazer insubstituível e necessário, proponho um brinde à nós mamães que temos alegria em despertar o amor pelos livros em nossos filhos: tim-tim!!!
    Uma semana com passarinhos cantando em sua janela!

    Deus abençoe!
    Bjs!!!
    Karin Filgueira
    BLOG: - Meu Doce Lar

    ResponderExcluir
  12. Rosane,
    Literatura infantil é tudo de bom!!!
    Eu também AMO de paixão a literatura infantil e inclusive fiz minha monografia de graduação nessa área. Compro livros de literatura infantil para meus filhos e para mim, é claro. rsrsrs
    Fora o texto, também podemos nos deliciar com as imagens... é cada ilustração maravilhosa!!!!
    Suas crianças cada dia mais fofas!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Seu blog é mesmo um tesouro! Livros fazem parte da nossa rotina, amo ler e MaJu pegou o "bichinho". Lindo post! Lindos pitocos!
    Beijinhos
    Thaty

    http://deliriosdathaty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente sobre:

OUTRAS POSTAGENS